26 de mar de 2013

Aniversário de Porto Alegre

O aniversário de +Porto Alegre é comemorado no dia 26 de março. A região ocupada por Porto Alegre já foi morada de vários outros povos, incluindo tapuias, mas a cidade foi oficialmente fundada em 1772 (data em que o Porto de Viamão foi elevado à categoria de freguesia).

Naquela época Porto Alegre pertencia à esta freguesia, denominada Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais (a maior parte deste território hoje ocupado pelo Município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre). Em 25 de julho de 1773 a capital da freguesia foi transferida para a região atualmente ocupada por Porto Alegre, por questões geográficas e estratégicas.

aniversário de Porto Alegre
Farol no Clube Jangadeiros, zona sul de Porto Alegre

A cidade tem um potencial turístico muito grande, considerando a quantidade de universidades em Porto Alegre. Algumas destas universidades não têm medido esforços para promover uma maior integração com a comunidade científica de outros países. O resultado disso é um número cada vez maior de estudantes estrangeiros que permanecem na cidade por pelo menos quatro meses. A importância disso, além do fortalecimento da ciência local, é a formação de pessoas com um potencial muito grande para divulgar a cidade no exterior. Fora isso, Porto Alegre sempre foi marginalizada em políticas estratégicas do governo central para o fortalecimento de destinos turísticos internacionais, que sempre investiu em outros destinos turísticos.

É claro que não há como comparar Porto Alegre com as praias do nordeste, por exemplo. Na verdade, o investimento em um perfil de destino turístico não elimina a possibilidade de se investir em um destino turístico dentro das características de Porto Alegre.

Mas Porto Alegre, assim como ocorre em outras regiões do País, parece sempre estar em um segundo nível de importância para a classe política.

Por do sol em Porto Alegre

Mas não foi apenas a interferência externa que impediu o desenvolvimento da cidade. Porto Alegre é uma cidade muito tradicional nos costumes e pouco aberta à inovação. Uma prova disso foi o Aeromóvel: um conceito de transporte público que amarga sucessivas derrotas no campo político.

Porto Alegre precisa urgentemente de investimento, mas acima de tudo de ações que promovam a auto-estima da cidade. É difícil para os portoalegrenses acreditarem no potencial turístico da cidade, quando não há revitalização do Cais do Porto; quando governantes desperdiçam o potencial turístico da Ilha da Casa da Pólvora; quando os mesmos governantes ignoram a riqueza arquitetônica do Bairro Floresta e o condenam ao tráfico de drogas e à prostituição; quando desprezam a rica história de bairros como o da Azenha, que poderiam abrigar museus e centros culturais contando as suas belas contribuições para a formação da identidade cultural da cidade; quando superfaturam obras que talvez não fossem a melhor resposta para velhos problemas...


A impressionante cúpula da Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Mas apesar de tudo, vivendo em Porto Alegre sempre se descobre motivos para celebrar um aniversário: o por do sol do Guaíba; curtir um chimarrão na Redenção; caminhar no Parcão; passear no Barco Cisne Branco; encontrar aquele amigo que tu não via a tempo na Esquina Democrática; ver um bom filme no shopping; assistir um GRENAL... Essas são algumas entre muitas formas de curtir Porto Alegre no seu aniversário e nos demais dias do ano! Parabéns Porto Alegre!

Rate / Avaliar:

0 comments / comentários:

 
Real Time Web Analytics