25 de mar de 2011

Vivendo Porto Alegre

Um ano Vivendo Porto Alegre! É difícil escrever sobre o primeiro aniversário do blog sem mencionar algumas fotos e postagens que se destacaram pelo contexto que as criaram. Fotografar Porto Alegre é viver uma nova história todo o dia! A história de algumas destas postagens tu confere agora.
O outro lado do Morro Santana (postagem de 01/04/10)
O local onde capturei as imagens exigiu muito da minha capacidade de orientação e da minha memória. Eu já tinha trilhado uma vez o Morro Santana, na Zona Leste de Porto Alegre. Mas naquela oportunidade estava acompanhado por outros estudantes da UFRGS. Estávamos em quatro e cada um levou dois litros de água em suas mochilas.
Estando acompanhado, não me preocupei tanto com pontos de referência. A região possui muitas trilhas e não sabia se lembraria do caminho, principalmente por fazer muito tempo desde a primeira incursão. Na foto anterior, uma Benq DC640 posicionada sobre um tripé, com disparo programado.
Era uma sexta-feira, perto do meio-dia. A Praia de Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, esbanjava tranquilidade. Era como estar de férias... Foi um lindo dia para fotografar!
Nas alturas (postagem de 09/06/10)
Não é sempre que se consegue uma oportunidade para fotografar um lugar comum, mas com uma outra perspectiva. Esta foto no Centro Histórico de Porto Alegre foi uma das poucas fotografias que puderam ser usadas no blog. A máquina fotográfica produziu imagens ruins em quase todas as fotos. Infelizmente, estava na hora de providenciar um novo equipamento. A sucessora da Benq DC640 chegaria apenas no início de julho: uma Fujifilm Finepix S1800.
Vila Assunção (postagem de 13/07/10)
A bela Vila Assunção, na Zona Sul de Porto Alegre, sempre proporciona belas imagens. Mas não foram elas que fizeram desta postagem "especial". Logo após fotografar a paisagem abaixo, fui cercado por vários cachorros abandonados na região. Caminhei muito naquele dia. Acredito que eu tenha passado por algum local e tenha ficado com algum feromônio impregnado na barra da minha calça, ou algo assim.
Voltando ao cerco, os cachorros latiam com muita agressividade a uma distância de um metro, talvez dois metros. Precisei manter a calma, pois sentia que o maior deles queria me morder: se um deles me atacasse, é provável que os outros iriam me atacar, também.
Preocupado apenas com os cães, esqueci completamente onde estava e fui surpreendido pela buzina de um automóvel: eu estava andando de costas em direção ao carro. Embora o veículo estivesse trafegando em uma velocidade segura, a Avenida Guaíba possui um traçado com algumas curvas, e eu estava próximo a uma destas curvas. Se o carro estivesse em uma velocidade maior, poderia ter sido atropelado.
Bem-vinda, Isabela! (postagem de 02/07/10)
A proposta do blog Vivendo Porto Alegre não é a de um diário pessoal, com verbos conjugados na primeira pessoa, mas há momentos em que não se consegue fugir de uma postagem com um conteúdo mais pessoal. A postagem sobre o nascimento de Isabela caracteriza bem estes momentos. Na foto abaixo, o momento mais importante da minha vida, ao lado da minha esposa e da minha princesinha!
O Solitário Pescador (postagem de 08/09/2010)
Porto Alegre é uma cidade de contrastes. Esta postagem revela esta face da Capital do Rio Grande do Sul: os homens do jet ski mantinham sua atenção no grande contingente de porto alegrenses que caminhavam pela orla do Guaíba, ou que assistiam a chegada do por do sol. O pescador, no entanto, se preocupava apenas em pegar um peixe com a sua rede, o que finalmente acabou acontecendo depois de muito tempo.
Desfile Cívico-Militar (postagem de 21/09/10)
O Patrão Velho foi generoso e o belo dia ensolarado contribuiu para deixar o feriado de 20 de setembro ainda mais animado, em Porto Alegre. Milhares de pessoas compareceram às margens do Guaíba para prestigiar o grande evento dos gaúchos. A primeira parte do Desfile Farroupilha foi o Desfile Cívico-Militar. Logo a seguir os cavalarianos dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes tomaram conta da orla do Guaíba. Graças à duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, era possível assistir o Desfile Cívico-Militar a partir de uma perspectiva diferente.
Making of: Ed Napoli - Somehow (postagem de 10/10/10)
Às vezes é preciso correr atrás de uma postagem; às vezes a sorte nos oferece uma de presente. Foi o que aconteceu na gravação do clip Somehow, de Ed Napoli. Estava com o amigo Darci na Casa de Cultura Mário Quintana em função de um trabalho para a UFRGS, quando o colega percebe o set de gravação e me pergunta se não quero ir lá fotografar para o blog.
Sinceramente hesitei no início, pois não queria atrapalhar o trabalho da equipe. Felizmente, o fotógrafo que iria capturar imagens para o making of iria apenas à tarde. Fui convidado pela produção do clip para fazer as fotos naquele momento.
Lançamento da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre (postagem de 20/10/10)
Participar do lançamento oficial de um evento da importância da feira do livro foi uma experiência marcante. Principalmente por ter tido a oportunidade de conhecer o grande Paixão Côrtes, patrono da 56ª edição da Feira do Livro.
Foi interessante também observar o comportamento das equipes de jornalismo responsáveis pela cobertura. Algumas chegaram cedo, como eu. As equipes das redes de emissoras de TV com menor audiência demonstravam um bom relacionamento profissional entre si. Dividiram mesas e conversavam alegremente.
A equipe de um importante grupo de comunicação chegou praticamente no horário previsto para o início da solenidade. Como os melhores lugares estavam ocupados, foi obrigada a arrumar uma mesa distante do palco. A equipe desta grande emissora ficou isolada.
Os primeiros a se posicionarem foram os câmeras. Quando iniciou a solenidade, fotógrafos transitavam em torno do palco. Na hora da entrevista (foto acima) todos os repórteres das emissoras menores criaram uma espécie de linha em torno do entrevistado, deixando a repórter da empresa jornalítica líder com dificuldades para se posicionar junto ao entrevistado.
Apenas uma repórter de uma destas emissoras pequenas fazia as perguntas. A repórter da empresa líder tentava fazer perguntas ao Paixão Côrtes, mas não tinha a agressividade (=postura pró-ativa) necessária para se impor frente a outra jornalista.
No final, a jornalista da empresa líder se retirou da entrevista coletiva e teve que esperar o final da coletiva para entrevistar o Patrono da 56ª edição.
Cosplay: cultura e arte (postagem de 12/12/10)
As postagens dos eventos do mundo geek foram uma das mais animadas neste primeiro ano de existência do blog Vivendo Porto Alegre. Cosplayers por toda a parte esbanjando muita criatividade em suas interpretações!
A memória nas ruas - Alzira Freitas Tacques (postagem de 26/02/10)
Porto Alegre (assim como em inúmeras outras cidades), homenageia pessoas que, de uma forma ou de outra, prestaram algum serviço relevante para a cidade. No entanto, com o tempo muitas delas acabam no esquecimento. Muitas vezes nem ao menos sabemos a origem dos nomes das nossas ruas, praças e bairros. Através desta postagem pude conhecer um pouco do trabalho desta grande poetisa, que atendendo ao convite de Lydia Moschetti, participou de uma reunião juntamente com outras poetisas e escritoras. Preocupadas em estabelecer um novo paradigma, rediscutindo o papel da mulher na sociedade, fundaram a Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (ALF).
A criação da ALF não foi bem vista por alguns setores da sociedade porto alegrense: os membros da Academia Riograndense de Letras negaram-se a comparecer à solenidade de fundação da ALF. A relação entre as duas academias só melhoraria meses depois através de um jantar.
Assim como esta história, muitas outras se escondem nas ruas, avenidas, praças e parques de Porto Alegre.
Passeio em família (postagem de 01/03/11)
Todos os dias em Porto Alegre, várias famílias têm ideias semelhantes para quebrar o cotidiano. Esta postagem registra um dia em que muitas famílias resolveram curtir uma tarde em família no Jardim Botânico.
Falando em família, a blogosfera também é uma grande família. Durante o primeiro ano de existência do Vivendo Porto Alegre, muitas pessoas passaram pelo blog (confere os relatórios do primeiro ano do blog). Um blog é - entre outras coisas - um espaço de convivência e construção colaborativa. Graças à grande rede mundial de blogs, conhecemos pessoas do mundo inteiro. Passamos a conhecer um pouco da vida destas pessoas. Sentimos sua falta. Através desta interação transformamos grandes distâncias em grandes hiperligações. A todos vocês, muito obrigado pela companhia!

Rate / Avaliar:

5 comments / comentários:

Parabéns pelo blog, Carlos!

Acho que te acompanho desde o inicio, e o que "vejo aqui" é a beleza da nossa cidade!

Parabéns pela filha, esposa, fotos, interesse e aniversário, do blog e de nossa Porto Alegre!

Olá Rodrigo!
É uma honra receber tuas visitas e teus comentários.

Estou decepcionado pois no ano passado também não consegui fazer uma postagem a tempo sobre o Aniversário da nossa cidade.

Desta vez cheguei a salvar o rascunho, mas outros compromissos exigiram a minha atenção.

Grande abraço!!

Caro amigo, como sempre belas fotografias....
Muitos parabéns pela filha, como também muitas felicidades para toda a família....
Um abraço

Ahh adorei teu blog, parabéns!!!
Como é linda a nossa Porto Alegre...

Obrigado, Fernando! Grande abraço.

Olá, Alana!
Gostei muito do teu blog, e também acho nossa Porto Alegre linda!

 
Real Time Web Analytics