27 de jan de 2011

Forno Alegre

Forno Alegre é um apelido dado pelos porto alegrenses à Porto Alegre durante os dias quentes de verão. O problema não é apenas o calor, mas a umidade relativa do ar que aumenta a sensação térmica. O apelido foi reforçado pela menção da cidade no site AccuWeather como o local mais quente do planeta entre os dias 3 e 4 de fevereiro de 2010.
Fotografia mostrando altos do Morro da Glória em manhã quente e abafada em Porto Alegre, em um dia típico de verão
Na imagem anterior, Porto Alegre ensolarada em uma manhã quente. Às 15 horas, alguns termômetros marcavam entre 32° e 34° Celsius, como na fotografia abaixo, no cruzamento da Ipiranga com a Terceira Perimetral. Dentro do carro (sem ar condicionado) a sensação era de estar dentro de uma panela de pressão.
Imagem mostra termômetro marcando 34°C na Avenida Ipiranga em Porto Alegre
Um pouco antes das 17 horas na Aparício Borges, tempo se preparando para o temporal.
Forno Alegre: apelido dado à Cidade de Porto Alegre pelos porto alegrenses. Foto mostra trânsito de veículos na Avenida Aparício Borges em uma tarde quente de verão
Muitos porto alegrenses procuram o litoral durante o verão. Nos finais de semana a cidade se transforma em uma cidade fantasma. Para quem fica resta o ar condicionado e o consolo de uma cidade mais tranquila. As praias da Orla do Guaíba são muito frequentadas pelas comunidades locais. As praias de água doce do Bairro de Ipanema e as praias do Lami (em Porto Alegre) e de Itapuã (em Viamão, na Região Metropolitana), são opções populares para quem fica.
A praia de água salgada mais próxima é o Balneário Pinhal, distante aproximadamente 100km de Porto Alegre. As praias mais importantes do Litoral Norte gaúcho, são Torres, Capão da Canoa, Atlântida, Imbé e Tramandaí. Estas alcançadas através da Free Way. A RS-040 liga a cidade à Cidreira, Pinhal e Quintão. Na foto a seguir, veículos trafegando na RS-040, sentido Porto Alegre-Litoral Norte. A imagem ainda apresenta uma miragem produzida pelas ondas de calor no asfalto, junto ao veículo no acostamento.
tráfego de veículos Wolkswagen na RS-040 sentido Porto Alegre, chamada de Forno Alegre pelos porto alegrenses no verão, em direção ao Litoral Norte do Estado do RS em um dia quente de verão. No acostamento, fusca amarelo com problemas mecânicos. A foto mostra ainda miragem causada pelas ondas de calor no asfalto
Referência:
Correio do Povo. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=94486>. Acesso em: 27jan.2010.

Rate / Avaliar:

0 comments / comentários:

 
Real Time Web Analytics